Rodrigo Santiago

Glauber Rocha

In Cinema Brasileiro on 29, junho, 2007 at 20:51

Procurando algum material do cineasta bahiano Glauber Rocha no YouTube, encontrei dois vídeos dele: em um ele comenta sobre teatro e literatura no Brasil, e no outro, cinema brasileiro. Os vídeos contém pequenas reflexões extremamente pertinentes dele sobre estes temas, e que ainda fazem sentido no contexto contemporâneo brasileiro (principalmente quando fala sobre cinema).


Sobre teatro e literatura no Brasil.


Sobre cinema brasileiro.

Do Glauber assisti apenas “Barravento” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Comecei a assistir a “Terra em transe”, mas por problemas na fita asssiti apenas durante quinze minutos. A filmografia do Glauber é indispensável a quem queira se debruçar sobre o cinema no Brasil, seja falando sobre ou seja fazendo.

Abaixo coloco o trecho final do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Foi uma das poucas coisas do Glauber que consegui encontrar no YouTube. Quem não assistiu ainda e não quer saber o final, pode assistir tranqüilamente aos primeiros três minutos, pois não acontece nada de revelador.

Aqui tem um trecho do filme “Terra em transe”.

Em breve pretendo escrever algo sobre a decepção que os cineastas do Cinema Novo tiveram com a sociedade brasileira após do Golpe de 64, já que a maior parte da população permaneceu indiferente ao golpe.

  1. Glauber só é visto aqui em Portugal em sessões especiais de cineclube, o que se lamenta.
    Mas não é caso único, infelizmente….

  2. Bom, José, aqui no Brasil não é diferente. Glauber mesmo só em espaços especiais, ou nos grandes centros urbanos, como São Paulo ou Rio de Janeiro. Ou, ainda, em pequenas exibições em universidades, exibições estas utilizando cópias VHS velhas ou vídeos copiados da internet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: